Saúde física e mental: como manter o equilíbrio em todas as fases da vida
16 de abril de 2025
Em Belo Horizonte, a FUNDAFFEMG oferece os Programas Ativação, que visam melhorar o bem-estar dos beneficiários
Manter-se ativo é essencial para a saúde e para o bem-estar em qualquer fase da vida. Entre 4 e 5 milhões de mortes poderiam ser evitadas por ano no mundo caso a população fosse mais fisicamente ativa. Além disso, estima-se que 27,5% dos adultos e 81% dos adolescentes não atendem às recomendações de prática de atividade física. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é fazer cerca de 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana.
A prática de atividades físicas de forma regular é fundamental para a prevenção e o controle de doenças crônicas, além de beneficiar a saúde mental.
“A realização de exercícios físicos é essencial para o equilíbrio entre corpo e mente. Além de ajudar no controle e prevenção de diversas doenças crônicas como diabetes, hipertensão, câncer, problemas cardiovasculares, ajuda na manutenção da saúde óssea e muscular, prevenindo a osteoporose e a perda da massa muscular. As atividades físicas reduzem os sintomas de ansiedade e depressão, melhoram a capacidade cognitiva e evitam a perda de memória. Incorporar exercícios físicos no dia a dia garante mais qualidade de vida”
Simone Braga, fisioterapeuta da FUNDAFFEMG,
Tendo em vista a importância das atividades físicas, a FUNDAFFEMG oferece aos beneficiários três programas de acompanhamento com o intuito de incentivar a prática regular de exercícios, cada um voltado para necessidades e públicos específicos. O destaque vai para o Programa Ativação, que abrange os beneficiários de 20 a 59 anos que desejam realizar atividades físicas para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida.
Mais energia para o dia a dia
O Programa Ativação é voltado para os beneficiários adultos que desejam incluir atividades físicas na rotina. Coordenada por um fisioterapeuta, a iniciativa visa melhorar o condicionamento físico e a consciência corporal, promovendo qualidade de vida. São oferecidos encontros presenciais duas vezes por semana, nos quais os participantes recebem orientação profissional para desenvolver hábitos saudáveis e manter-se ativos de forma segura e eficaz.
“Praticar atividades físicas é essencial para a saúde, mas é fundamental que isso seja feito de forma segura e adequada. Exercícios mal executados ou sem orientação podem causar lesões e comprometer os benefícios da prática. Buscar a orientação de um profissional e respeitar os limites do corpo são passos importantes para garantir uma atividade eficaz e sem riscos”, ressalta Simone.
Equilíbrio entre corpo e mente
Além do Programa Ativação, o Ativação Yoga é aberto para pessoas a partir de 20 anos e que buscam não apenas realizar exercícios físicos, mas ter harmonia emocional e mental. Com o suporte de um professor de Yoga, os participantes trabalham força, flexibilidade e clareza mental, a fim de garantir mais equilíbrio para o corpo e para a mente, com sessões que ocorrem duas vezes por semana.
Mais vitalidade para os beneficiários idosos
Voltado para aqueles que estão acima de 60 anos, o Programa Ativação 60+ é uma oportunidade para aperfeiçoar a agilidade, a força muscular e a consciência corporal. Além dos benefícios físicos, o programa estimula a socialização, ao proporcionar um ambiente dinâmico e acolhedor. Coordenado por um fisioterapeuta, os encontros ocorrem duas vezes por semana.
Independentemente da sua idade ou objetivo, a FUNDAFFEMG tem um programa ideal para você melhorar sua qualidade de vida. Quer melhorar seu bem-estar? Saiba mais no site e na Central de Atendimento.