FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde


  • O que é Ouvidoria

É uma unidade de segunda instância da FUNDAFFEMG, Fundação Affemg de Assistência e Saúde, que tem por objetivo ouvir os beneficiários e prestadores de serviços, quanto a elogios, sugestões, consultas e reclamações, de modo a tentar resolver conflitos que surjam no atendimento ao público, e subsidiar aperfeiçoamento dos processos de trabalho da Fundação, buscando sanar eventuais deficiências ou falhas em seu funcionamento.

  • Como funciona

As reclamações, sugestões, denúncias, críticas e elogios podem ser encaminhadas via o email ouvidoria@fundaffemg.com.br, carta, pessoalmente, ou pelos telefones (31)21035849 - (31)95424696.

Horário de Atendimento: de 2ª a 6ª feira, de 8:00 às 12:00 e de 13:00 às 17:00 horas.

Endereço para correspondência: Rua Sergipe 893 – Bairro Funcionários – CEP 30130-171 – Belo Horizonte/MG.
Enviar aos cuidados da Ouvidoria

  • Quando deve atuar

Quando a demanda não for resolvida pelos canais habituais da FUNDAFFEMG (áreas de atendimento, autorização ou fale conosco), devido a falhas operacionais ou problemas de qualquer natureza. Deve ser considerada uma unidade de segunda instância.

  • Prazo de resposta ao interessado

O prazo para responder é de 7 (sete) dias úteis, a partir do registro na Ouvidoria. É admitido um prazo maior, desde que não superior a 30 (trinta) dias úteis, nos casos complexos ou excepcionais, e devidamente justificados.

  • Compete à Ouvidoria
1. Receber, analisar e dar resposta às reclamações, sugestões, consultas e elogios registrados pelos beneficiários em relação à prestação de serviço da FUNDAFFEMG, bem como de seus credenciados, quando não forem solucionadas no âmbito do primeiro atendimento;
2. Encaminhar às áreas internas da FUNDAFFEMG as manifestações recebidas, acompanhando as providências adotadas e assegurando para que a resposta seja devidamente encaminhada ao interessado;
3. Mediar os eventuais conflitos entre o beneficiário e a FUNDAFFEMG;
4. Organizar e interpretar o conjunto de manifestações recebidas e monitorar o desempenho da FUNDAFFEMG a partir delas;
5. Apresentar à direção da FUNDAFFEMG os relatórios com as principais manifestações e ações de melhoria;
6. Propor a correção de eventuais falhas no atendimento ou no processo interno de trabalho;
7. Responder aos órgãos de defesa do consumidor, quando demandada, sobre as manifestações recebidas; e
8. Encaminhar o relatório anual para a Ouvidoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS.

SUICÍDIO: um tema delicado e necessário

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 40 segundos, há um suicídio no mundo, e, a cada 45 minutos, um no Brasil. Entre 2012 e 2017, o total de jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos que tiraram suas próprias vidas cresceu 10%, segundo dados do Mapa da Violência feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Cigarro: apague esse vício!

No Brasil, dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA) mostram que 156 mil mortes relacionadas ao tabagismo são registradas todos os anos. Conheça o Grupo de Apoio à Cessação do Tabagismo Bons Ares, oferecido pelo FUNDAFFEMG, em Belo Horizonte, e histórias inspiradoras de beneficiários que decidiram abandonar o vício.

Passo a passo para acessar a carteirinha virtual

 

A FUNDAFFEMG fornece aos beneficiários uma carteirinha virtual do Plano de Saúde. O documento contém os mesmos dados da versão física e pode ser acessado no aplicativo da FUNDAFFEMG. Saiba como.

Colesterol balanceado é mais vida

 O Dia Nacional do Controle do Colesterol foi lembrado em 8 de agosto. A data alerta sobre as doenças decorrentes da elevada taxa de colesterol ruim (LDL) no sangue e mostra como mudanças comportamentais podem contribuir para a regularização do índice. A FUNDAFFEMG possui programas que incentivam a mudança de hábitos que estão com inscrições abertas, em Belo Horizonte.  

 
 
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