FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Aproximação entre a FUNDAFFEMG e a UNIDAS estadual

A gestora do Serviço de Promoção a Saúde da FUNDAFFEMG, Flávia Alves, foi eleita como Diretora de Comunicação da União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde de Minas Gerais, UNIDAS - MG para o biênio 2019-2021. Junto a entidade, a FUNDAFFEMG amplia sua representatividade no cenário das Autogestões no Estado e conquista diversos benefícios.   

 

Conte com a FUNDAFFEMG para viajar de férias com segurança

O mês de julho marca a temporada de férias escolares, período em que muitas famílias têm uma folga para viagens. É comum que o planejamento inclua escolher o destino ideal, reservar o hotel e o transporte, além de listar todas as atrações que merecem uma visita.

É possível viver bem com diabetes

Quando recebeu o diagnóstico de diabetes, Júnia Botelho Estrela e sua família tiveram medo. Afinal, estavam diante de uma doença popularmente conhecida por suas complicações. “No início foi desesperador, mas, com o tempo, entendi que é possível conviver com a diabetes”, lembra a servidora pública. Assim como Júnia, outros 16 milhões de brasileiros lidam diariamente com a doença, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Saiba quais são e como evitar as doenças do inverno

O inverno começa em 21 de junho, mas, na prática, as frentes frias que derrubam as temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, já estão a todo vapor. Para se sentirem mais confortáveis nesse período, muitas pessoas abrem o armário em busca de um bom casaco, ao mesmo tempo em que fecham portas e janelas. O resultado? Maior incidência de algumas doenças.

..

Saiba quais são e como evitar as doenças do inverno


O inverno começa em 21 de junho, mas, na prática, as frentes frias que derrubam as temperaturas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, já estão a todo vapor. Para se sentirem mais confortáveis nesse período, muitas pessoas abrem o armário em busca de um bom casaco, ao mesmo tempo em que fecham portas e janelas. O resultado? Maior incidência de algumas doenças.

As infecções, viroses e crises alérgicas costumam ocorrer com mais frequência nesta época do ano pela associação de dois fatores. Um deles é o tempo seco – comum no inverno –, que faz com que o ar fique mais carregado de partículas, podendo facilitar a inalação de vírus, bactérias ou agentes causadores de alergias. Já a aglomeração em ambientes fechados aumenta o índice de transmissão dessas enfermidades, que costumam passar de uma pessoa para outra muito facilmente.

Resfriado, gripe, rinite e sinusite são algumas das doenças mais frequentes nesta época. Os sintomas mais comuns são coriza, dores no corpo, dor de cabeça e febre. O tratamento varia de acordo com o agente causador de cada uma delas e inclui o uso de analgésicos e antitérmicos, além de alimentação equilibrada e ingestão de muita água.

Outra doença que também pode ocorrer com mais frequência no inverno é a pneumonia. A enfermidade, que é a mais grave, pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos. Neste caso, é essencial que o paciente procure apoio médico.

 

Prevenção em 6 passos

Pode parecer inevitável ficar doente no inverno, mas não é. Confira seis dicas para passar com saúde pela estação.

1.       Quando estiver em ambientes fechados, abra janelas e portas para deixá-los bem arejados. Também prefira atividades ao ar livre.

2.       Fique atento à higienização das mãos. Lave-as sempre que possível, principalmente depois de transitar por locais com grande circulação de pessoas.

3.       Não se esqueça da água! A recomendação é ingerir pelo menos dois litros por dia, principalmente durante o período seco.

4.       Siga praticando atividades físicas regularmente. O exercício ajuda a manter o metabolismo ativo, o que pode ser essencial no combate às doenças.

5.       Mantenha a umidade do ar em sua casa. Para isso, use um umidificador.

6.       Caso sinta algum desconforto (tosse, dor de cabeça, coriza etc.), consulte um especialista em vez de ir a um pronto-socorro.

Fontes: Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia e Sociedade Brasileira de Pediatria

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858