FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Dengue, zika e chikungunya: saiba suas diferenças e como evitar as doenças

Verão é sinônimo de altas temperaturas e grande volume de chuvas, ideais para a proliferação do mosquito urbano que quase todo brasileiro conhece: o Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. De forma geral, as doenças provocam febre, dores de cabeça e nas articulações, além de enjoo e manchas pelo corpo. Mas há diferenças importantes que influenciam no tratamento de cada uma.

Fique atento: alguns exames e procedimentos demandam autorização prévia

O Carnaval está logo aí. Caso você tenha algum exame ou procedimento a ser realizado neste período e que demande autorização prévia, adiante-se e solicite a autorização para a Fundaffemg até 28/02/2019.

Você conhece as responsabilidades do beneficiário junto à FUNDAFFEMG?

O fornecimento de todas as informações referentes a dados de beneficiários, solicitadas pela Agência Nacional de Saúde Complementar (ANS), é de responsabilidade da FUNDAFFEMG. Para isso, o beneficiário também deve estar atento e manter sempre atualizados seus dados cadastrais junto à fundação, para que as informações previstas no Sistema de Informações de Beneficiários (SIB) sejam encaminhadas corretamente.


 

Mais recursos no combate ao câncer

O Dia Mundial de Combate ao Câncer (4 de fevereiro) foi instituído pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), com o objetivo de chamar atenção para o problema. Nos últimos anos, a medicina evoluiu no tratamento dessa enfermidade. Quais são as novidades mais recentes? Para responder a essa e a outras perguntas, o Jornal da Fundaffemg entrevistou o médico Alexandre Chiari, coordenador do corpo clínico da Oncomed-BH. Acompanhe, a seguir, um resumo da conversa.

..

Volta às aulas com saúde


Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

 

“A escola já traz uma série de desafios para o aluno, como o entrosamento com o professor e os novos colegas. Se a criança ainda tiver que adaptar o biorritmo para esse período, é mais complicado”, comenta a pediatra e nutróloga Adriana Reis Brasil. Por isso, a especialista orienta as famílias a retomar a rotina pelo menos 15 dias antes do início efetivo das aulas. As crianças e jovens que estudam de manhã devem passar a acordar mais cedo, e quem tem aula no período da tarde deve adaptar os horários de almoço e lanche. 

 

Quem tem filhos com até quatro anos também deve dialogar com os pequenos sobre o momento que está por vir. Dessa forma, eles terão mais segurança no novo ambiente. “O pai e a mãe devem contribuir para que a criança ganhe confiança”, orienta a pediatra.


É necessário, ainda, observar outros cuidados. “Muitos pais perguntam se há algum medicamento ou suplemento capaz de prevenir doenças comuns no ambiente escolar, mas não existe mágica. O ideal é manter a alimentação, a hidratação e o sono em dia”, completa dra. Adriana. 


Checklist para volta às aulas

  • 15 dias antes do início das aulas, reorganize os horários de dormir e acordar, conforme a rotina do período escolar. 
  • Organize também os horários de café da manhã, almoço e lanche de acordo com os da escola. 
  • Crianças de até quatro anos costumam ter o período da soneca. Por isso, também é necessário adaptar o horário desse descanso. 
  • Converse com seu filho sobre o fim das férias, mas sem criar ansiedade. Mostre como toda a família está se preparando para voltar à rotina.
  • Reforce, com seu filho mais velho, os horários das aulas em algum quadro ou “planner”, para que seja mais fácil a adaptação. 
  • Certifique-se de que a vacinação do seu filho está em dia. 
  • Não compre vitaminas ou suplementos alimentares por conta própria. Priorize a adoção de hábitos alimentares saudáveis, a boa hidratação e o bom sono de seu filho como armas para prevenir doenças. 
 

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858