FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Promoção da saúde com o SEMPRE

No dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, 327 beneficiários, entre pais e filhos, participaram de mais um evento do Programa Educando para a Saúde, iniciativa do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE-FUNDAFFEMG). Por meio de atividades lúdicas, os participantes tiveram acesso a informações para manter sua saúde em dia, que destacaram a importância de ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O projeto é uma das frentes de atuação do SEMPRE, que possui diversas outras iniciativas de promoção da saúde. 

Faça sua parte na luta contra o sarampo

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado um número cada vez maior de casos de uma doença até então erradicada no país, o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, até dezembro de 2018 foram registrados mais de 10 mil casos, principalmente nos Estados do Amazonas e Roraima. O dado preocupa tanto porque já houve registros dos primeiros casos no Sudeste quanto porque o sarampo é altamente contagioso e pode ser perigoso à saúde: transmitido pela tosse, espirro, fala ou respiração, pode causar complicações, principalmente em gestantes, bebês e pessoas desnutridas. 

Volta às aulas com saúde

Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de 68.220 novos casos registrados no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens, após o câncer de pele não melanoma, em todas as regiões do país. O desafio no combate à doença é garantir que o homem descubra o problema precocemente, o que aumenta as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em entrevista, o urologista Dr. Lucas Nogueira, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte, fala sobre a doença e repassa algumas orientações aos beneficiários. 

..

Mais um ano se inicia


Mais um ano se inicia! 2019 surge com a expectativa de muito trabalho para que possamos oferecer os melhores serviços aos nossos beneficiários. Juntos, trabalharemos para que o FUNDAFFEMG-Saúde continue a apresentar bons resultados e, principalmente, atenda cada vez mais às expectativas de quem confia sua saúde à nossa equipe.

 2018 não foi fácil. Assim como diversos segmentos e empresas, fomos afetados pelo cenário econômico adverso. A inflação do setor de saúde suplementar alcançou a casa dos 16% – bem superior, portanto, à média registrada no país –, e onerou muito os custos da assistência prestada. Como plano com sistema de rateio de despesas que somos, o alto custo impactou o valor da cota repassada aos beneficiários. Apesar de nossas despesas administrativas serem baixas, temos custos médicos representativos, e os valores sobem de acordo com as despesas.


Não podemos deixar de considerar, também, o parcelamento de salários imposto há quase três anos ao funcionalismo público mineiro. Sensível a esta situação, a FUNDAFFEMG adiou a cobrança para o último dia da escala de pagamento divulgada pelo governo, mesmo ciente de que isso poderia comprometer o fluxo de caixa, em razão dos compromissos assumidos junto aos prestadores de serviços de assistência à saúde. Felizmente, mantemos um fundo de reserva e fizemos uso de alguns recursos. Mas não pudemos prorrogar ainda mais determinados vencimentos, sob o risco de comprometer a saúde financeira do plano.
Isso evidencia a importância de uma gestão estratégica, que leva em conta aspectos políticos, econômicos e sociais que envolvem a atividade. É assim que trabalhamos e continuaremos a fazê-lo, sempre com vistas à solidez e à perenidade do plano.

Mesmo com todas as dificuldades enfrentadas, o FUNDAFFEMG-Saúde se manteve equilibrado e deu continuidade às suas ações. Novos projetos foram implantados por meio do SEMPRE-FUNDAFFEMG e iniciativas já existentes foram aprimoradas, tudo para atender às necessidades dos nossos beneficiários.

Para 2019, teremos novidades, que estão sendo cuidadosamente planejadas. A promoção da saúde continuará a ser prioridade, pois entendemos que prevenir a doença é o melhor caminho para o bem-estar dos beneficiários e para a saúde financeira do plano.

A todos, nosso desejo de um novo ano com muita saúde!
Diretoria da FUNDAFFEMG
 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858