FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Promoção da saúde com o SEMPRE

No dia 27 de outubro, em Belo Horizonte e Juiz de Fora, 327 beneficiários, entre pais e filhos, participaram de mais um evento do Programa Educando para a Saúde, iniciativa do Serviço de Medicina Preventiva (SEMPRE-FUNDAFFEMG). Por meio de atividades lúdicas, os participantes tiveram acesso a informações para manter sua saúde em dia, que destacaram a importância de ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas. O projeto é uma das frentes de atuação do SEMPRE, que possui diversas outras iniciativas de promoção da saúde. 

Faça sua parte na luta contra o sarampo

Nos últimos meses, o Brasil tem registrado um número cada vez maior de casos de uma doença até então erradicada no país, o sarampo. Segundo o Ministério da Saúde, até dezembro de 2018 foram registrados mais de 10 mil casos, principalmente nos Estados do Amazonas e Roraima. O dado preocupa tanto porque já houve registros dos primeiros casos no Sudeste quanto porque o sarampo é altamente contagioso e pode ser perigoso à saúde: transmitido pela tosse, espirro, fala ou respiração, pode causar complicações, principalmente em gestantes, bebês e pessoas desnutridas. 

Volta às aulas com saúde

Tudo preparado para a volta às aulas, em fevereiro? Se você acredita que é necessário se preocupar apenas com a matrícula e os materiais escolares e uniformes, saiba que é possível fazer mais. Os pais têm papel crucial na adaptação de seus filhos para o retorno à rotina, por meio da adoção de medidas simples. 

Diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), há estimativa de 68.220 novos casos registrados no Brasil em 2018. É o tipo de câncer mais incidente nos homens, após o câncer de pele não melanoma, em todas as regiões do país. O desafio no combate à doença é garantir que o homem descubra o problema precocemente, o que aumenta as chances de cura, de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Em entrevista, o urologista Dr. Lucas Nogueira, que atende no Centro de Promoção da Saúde (CPS) de Belo Horizonte, fala sobre a doença e repassa algumas orientações aos beneficiários. 

..

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?


Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

A FUNDAFFEMG também acredita na importância da integração da família para a saúde da criança e do adolescente. Por isso, promove o Educando para a Saúde, que busca instruir crianças de 1 a 14 anos sobre os cuidados com a alimentação, de forma lúdica, atrativa e dinâmica. “Temos ações focadas nas crianças, mas também envolvemos os pais. Por meio das atividades, queremos trabalhar a prevenção de forma educativa e criativa, informando e conscientizando sobre como a interação entre a família pode melhorar a qualidade de vida”, comenta.


Na prática

O dia a dia atribulado é uma realidade para muitas famílias e um dos principais problemas na hora de realmente se envolver na vida dos filhos. Nesse contexto, é importante garantir a presença da família na rotina da criança. Busque ter atenção e dedicar momentos para ensinar a comer bem e a brincar, permitindo que os pequenos tenham os pais como referência de segurança. Seguir as dicas abaixo é um bom caminho: 

 

  • Leve sua criança ao pediatra regularmente e mantenha a vacinação em dia;
  • Aproveite cada interação para orientar seu filho: durante um jogo, pode-se ensinar a criança a esperar sua vez e a assimilar regras. Na hora do lanche, auxilie no manuseio dos talheres e o ajude a treinar a coordenação motora;
  • Ensine e incentive seu filho a se vestir sozinho. Essa atitude contribui para que a criança desenvolva autonomia;
  • Estabeleça horários bem definidos para o sono, as refeições e demais atividades;
  • Brincadeiras são fundamentais para a evolução da coordenação motora, dos laços emocionais, além de muitas outras habilidades. As crianças precisam de estímulos visuais, auditivos e táteis.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858