FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

Mamografia: uma chance para realizar o exame!


De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta a população mundial e brasileira. O percentual só não é maior do que o de pele não melanoma. A última estimativa divulgada pelo instituto era de que 57.960 novos casos fossem diagnosticados no Brasil em 2016/2017. Por essas e outras razões, o câncer de mama tem sido tratado como prioridade da agenda de saúde do país.

Quanto antes o câncer de mama é diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento. Entre as formas de prevenção, a mamografia é considerada pelos profissionais de saúde a mais eficaz para a detecção precoce da doença. O procedimento é capaz de identificar tumores assintomáticos e impalpáveis, entretanto, a confirmação só é possível através do exame histopatológico (análise no laboratório de uma pequena parte retirada da lesão por meio de biópsia). A recomendação é que mulheres façam anualmente o exame. Além da mamografia, as mulheres devem, com frequência, apalpar as mamas para verificar a presença de anomalias. Qualquer alteração encontrada precisa ser comunicada a um médico especialista.

É importante ressaltar que não existe uma causa única para o câncer de mama. Fatores ambientais, comportamentais e genéticos, além do histórico reprodutivo e do avanço da idade aumentam as chances de aparecimento da doença. Pesquisas indicam que alimentar-se corretamente, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, praticar atividades físicas e manter um índice de gordura corporal adequado pode reduzir em até 28% o risco.
 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858