FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Mais eficiência para falar com você

Atender bem é uma prioridade da FUNDAFFEMG. Por isso, um novo sistema de gestão foi implantado recentemente, permitindo a geração de protocolos sempre que os canais de atendimento do plano são acionados. Ou seja, se um beneficiário ou um credenciado ligou para nossa equipe, receberá um número referente àquele contato.

Ir ao Pronto-socorro nem sempre é a melhor opção

Metade da população brasileira procurou um pronto-socorro ou pronto-atendimento em 2016, mas pouco mais de 10% foram encaminhados para internação. Os dados revelados por uma pesquisa feita pelo Ibope, a pedido do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS), mostram que as pessoas procuram esses locais não somente em casos de urgência e emergência, conforme recomendado pela legislação.

 O caráter solidário da FUNDAFFEMG

A FUNDAFFEMG é um plano de autogestão, pois está vinculado a uma categoria profissional e não possui fins lucrativos. Isso leva a um modo de funcionar específico, em que se destaca a solidariedade: os beneficiários compartilham entre si os custos provenientes do atendimento médico/hospitalar do grupo, em um sistema de mútua ajuda, o de rateio, conforme definido em regulamento próprio.

 Você contribui para o desenvolvimento do seu filho?

Desde o nascimento do bebê até o início da vida adulta, presença familiar é determinante para o crescimento pleno da criança e do jovem. Como explica a gestora do SEMPRE, Flávia Alves, os pais têm o poder de contribuir para que seus filhos desenvolvam habilidades cognitivas, sociais e emocionais. “Por isso que muitos pesquisadores buscam entender melhor essa influência e propor caminhos para garantir a presença da família nesse importante processo”.

..

Doença de Crohn


Caracterizada como uma doença inflamatória crônica que prejudica o sistema digestivo, a Doença de Crohn afeta, principalmente, a parte inferior do intestino delgado, também conhecida como íleo terminal, e o cólon (intestino grosso). Essa enfermidade pode comprometer todas as camadas da parede intestinal.

Fatores genéticos, infecciosos ou ambientais podem provocar essa condição, entretanto, as verdadeiras causas são desconhecidas. Apesar de se manifestar igualmente em homens e mulheres de qualquer idade, geralmente, pessoas entre 20 e 40 anos são as mais afetadas, com maior incidência entre os fumantes.

SINTOMAS
Os sintomas da doença de Crohn variam de acordo com o grau de gravidade – leve, moderado ou grave. Uma pessoa atingida por essa patologia pode apresentar diarreia, cólica abdominal, febre e sangramento nas fezes. Ela também pode ter perda de peso e de apetite, além do enfraquecimento pela falta de nutrientes.
O paciente pode apresentar, ainda, dores nas articulações, feridas na boca (aftas), inflamações nos olhos (uveíte), fissuras na pele, pedras nos rins e na vesícula. Em crianças, a doença pode acarretar atraso no crescimento e atrapalhar o desenvolvimento sexual.

DIAGNÓSTICO
O gastroenterologista ou enterólogo é o profissional capacitado para identificar a enfermidade. O diagnóstico é feito por exames clínicos e de sangue. O médico pode, ainda, levantar o histórico familiar e solicitar uma colonoscopia, exame que avalia o interior do cólon. A endoscopia digestiva também é uma análise capaz de detectar a Doença de Crohn, além da tomografia, da ressonância magnética e do enema opaco (raio X do trânsito intestinal).

TRATAMENTO
A Doença de Crohn não tem cura, mas o tratamento é feito de acordo com cada fase da enfermidade. Ele é realizado por meio de medicamentos capazes de regredir o processo inflamatório no intestino, aliviando os sintomas e prevenindo a reincidência deles. Além disso, o médico pode corrigir deficiências nutricionais e, nos casos mais graves, indicar a cirurgia.

Informações retiradas do site minutosaudavel.com.br
 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858