FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Febre Amarela

Minas Gerais está em alerta para os casos de Febre Amarela Silvestre. Se você mora ou vai viajar para regiões de risco, vacine-se!

Mamografia: uma chance para realizar o exame!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta a população mundial e brasileira. O percentual só não é maior do que o de pele não melanoma. A última estimativa divulgada pelo instituto era de que 57.960 novos casos fossem diagnosticados no Brasil em 2016/2017. Por essas e outras razões, o câncer de mama tem sido tratado como prioridade da agenda de saúde do país.

Como a poluição do ar impacta a sua saúde

Dados preliminares de um estudo, obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, revelam que respirar o ar da capital paulista por duas horas, no trânsito, equivale a fumar um cigarro. A pesquisa, realizada por estudiosos da Universidade de São Paulo (USP), é inédita e pretende comparar os impactos da poluição aos danos causados pelo tabagismo. A conclusão, até agora, é de que o pulmão de um morador da cidade, em 30 anos, estaria igual ao de um fumante leve – aquele que consome menos de dez cigarros por dia.

Doença de Crohn

Caracterizada como uma doença inflamatória crônica que prejudica o sistema digestivo, a Doença de Crohn afeta, principalmente, a parte inferior do intestino delgado, também conhecida como íleo terminal, e o cólon (intestino grosso). Essa enfermidade pode comprometer todas as camadas da parede intestinal.

..

Importância da hidratação


75% do nosso corpo é composto por água. Há quem diga que podemos sobreviver por algum tempo sem comida, mas não podemos sobreviver sem água! Ela é responsável por manter os órgãos funcionando corretamente e em bom estado, pois compõe as células do organismo, lubrifica o cérebro e as articulações e, ainda, transporta nutriente e remove os resíduos para fora corpo.

Apesar de sua importância, grande parte das pessoas não tem o hábito de beber a quantidade diária ideal para o corpo, ocasionando diversos problemas e doenças.

O organismo perde água constantemente, por meio de transpiração, respiração, urina, fezes e outras funções vitais. Por isso, a reposição também deve ser frequente. Especialistas recomendam, ao menos, 2 litros de água por dia. Mas é comum negligenciarmos esse conselho e apenas nos lembrarmos de consumir água quando estamos com sede, o que traz consequências ao corpo.  

 

BENEFÍCIOS DA ÁGUA

A água oferece diversos benefícios à saúde. Além de manter o funcionamento do organismo, ela atua na desintoxicação do corpo, participando da produção da urina e das fezes e ajudando a prevenir e tratar a infecção urinária. A água também possui papel importante na respiração e na absorção de nutrientes.

Além disso, ela é uma excelente aliada quando o assunto é perder peso, pois reduz a retenção de líquidos no organismo, colocando os rins para trabalhar, e traz uma sensação de saciedade, controlando o apetite. A água também apresenta benefícios à pele, porque revitaliza as células e as mucosas, hidratando por dentro e por fora. Se você tiver o hábito de carregar uma garrafinha de água, ganhará muitas vantagens para a saúde!

   

DESIDRATAÇÃO

A falta de água provoca a desidratação, doença que é caracterizada, também, pela baixa presença de sais minerais e fluidos orgânicos no corpo. Ela pode ser leve, moderada ou grave. Nos dois primeiros casos, a desidratação apresenta sintomas como sede exagerada, boca e pele secas, pouca produção de lágrimas e de suor, dor de cabeça, tontura, sonolência, fraqueza e aumento da frequência cardíaca. No estágio mais grave, a doença pode provocar a queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte.

Então, cuide-se e beba bastante água!

 

Informações retiradas do site drauziovarella.com.br

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890