FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Entenda porque a FUNDAFFEMG é uma autogestão

 A FUNDAFFEMG é uma operadora de autogestão porque está vinculada a uma categoria de profissionais, os associados da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG). A Fundação, que possui autonomia administrativa e financeira para gerenciar serviços, surgiu de uma iniciativa da própria categoria profissional, em  1985,  com o lema de solidariedade, seguindo o princípio da mútua ajuda, motivo pelo qual o sistema de contribuição é o rateio de despesas entre os beneficiários.  

 

Cuidados com a saúde no inverno

O inverno está aí, e, com a queda da temperatura, os cuidados com a saúde devem dobrar. O clima frio e seco favorece a ocorrência de alergias, infecções virais e doenças dermatológicas. Algumas medidas simples podem evitar ou pelo menos amenizar esses problemas. Conversamos sobre o assunto com a dermatologista Dra. Ana Rosa Magaldi Ribeiro de Oliveira, que recentemente ministrou uma palestra na sede da FUNDAFFEMG, e com a pneumologista Dra. Ângela Pedrosa de Pádua Monteiro. Elas listaram as doenças mais comuns desta estação e deram dicas de como preveni-las.

 Solicite autorizações com antecedência

Para simplificar o atendimento aos beneficiários, autorizações de procedimentos simples, como consultas, exames laboratoriais e algumas terapias são solicitadas diretamente pelos prestadores de serviços. Entretanto, procedimentos mais complexos estão sujeitos a autorização prévia da auditoria técnica da FUNDAFFEMG. 

Quais procedimentos devem ser oferecidos por um plano de saúde?

 

Para entender como funciona a cobertura de um plano de saúde é preciso saber em que segmento ele se encaixa – no caso do FUNDAFFEMG-Saúde, Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia. Para cada tipo de plano estão previstos procedimentos obrigatórios definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).Denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a listagem é revista a cada dois anos para atender critérios científicos comprovados de segurança, eficiência e efetividade no diagnóstico e no tratamento de patologias.

..

Importância da hidratação


75% do nosso corpo é composto por água. Há quem diga que podemos sobreviver por algum tempo sem comida, mas não podemos sobreviver sem água! Ela é responsável por manter os órgãos funcionando corretamente e em bom estado, pois compõe as células do organismo, lubrifica o cérebro e as articulações e, ainda, transporta nutriente e remove os resíduos para fora corpo.

Apesar de sua importância, grande parte das pessoas não tem o hábito de beber a quantidade diária ideal para o corpo, ocasionando diversos problemas e doenças.

O organismo perde água constantemente, por meio de transpiração, respiração, urina, fezes e outras funções vitais. Por isso, a reposição também deve ser frequente. Especialistas recomendam, ao menos, 2 litros de água por dia. Mas é comum negligenciarmos esse conselho e apenas nos lembrarmos de consumir água quando estamos com sede, o que traz consequências ao corpo.  

 

BENEFÍCIOS DA ÁGUA

A água oferece diversos benefícios à saúde. Além de manter o funcionamento do organismo, ela atua na desintoxicação do corpo, participando da produção da urina e das fezes e ajudando a prevenir e tratar a infecção urinária. A água também possui papel importante na respiração e na absorção de nutrientes.

Além disso, ela é uma excelente aliada quando o assunto é perder peso, pois reduz a retenção de líquidos no organismo, colocando os rins para trabalhar, e traz uma sensação de saciedade, controlando o apetite. A água também apresenta benefícios à pele, porque revitaliza as células e as mucosas, hidratando por dentro e por fora. Se você tiver o hábito de carregar uma garrafinha de água, ganhará muitas vantagens para a saúde!

   

DESIDRATAÇÃO

A falta de água provoca a desidratação, doença que é caracterizada, também, pela baixa presença de sais minerais e fluidos orgânicos no corpo. Ela pode ser leve, moderada ou grave. Nos dois primeiros casos, a desidratação apresenta sintomas como sede exagerada, boca e pele secas, pouca produção de lágrimas e de suor, dor de cabeça, tontura, sonolência, fraqueza e aumento da frequência cardíaca. No estágio mais grave, a doença pode provocar a queda da pressão arterial, perda de consciência, convulsão, coma, falência de órgãos e morte.

Então, cuide-se e beba bastante água!

 

Informações retiradas do site drauziovarella.com.br

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858