FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Entenda porque a FUNDAFFEMG é uma autogestão

 A FUNDAFFEMG é uma operadora de autogestão porque está vinculada a uma categoria de profissionais, os associados da Associação dos Funcionários Fiscais do Estado de Minas Gerais (AFFEMG). A Fundação, que possui autonomia administrativa e financeira para gerenciar serviços, surgiu de uma iniciativa da própria categoria profissional, em  1985,  com o lema de solidariedade, seguindo o princípio da mútua ajuda, motivo pelo qual o sistema de contribuição é o rateio de despesas entre os beneficiários.  

 

Cuidados com a saúde no inverno

O inverno está aí, e, com a queda da temperatura, os cuidados com a saúde devem dobrar. O clima frio e seco favorece a ocorrência de alergias, infecções virais e doenças dermatológicas. Algumas medidas simples podem evitar ou pelo menos amenizar esses problemas. Conversamos sobre o assunto com a dermatologista Dra. Ana Rosa Magaldi Ribeiro de Oliveira, que recentemente ministrou uma palestra na sede da FUNDAFFEMG, e com a pneumologista Dra. Ângela Pedrosa de Pádua Monteiro. Elas listaram as doenças mais comuns desta estação e deram dicas de como preveni-las.

 Solicite autorizações com antecedência

Para simplificar o atendimento aos beneficiários, autorizações de procedimentos simples, como consultas, exames laboratoriais e algumas terapias são solicitadas diretamente pelos prestadores de serviços. Entretanto, procedimentos mais complexos estão sujeitos a autorização prévia da auditoria técnica da FUNDAFFEMG. 

Quais procedimentos devem ser oferecidos por um plano de saúde?

 

Para entender como funciona a cobertura de um plano de saúde é preciso saber em que segmento ele se encaixa – no caso do FUNDAFFEMG-Saúde, Ambulatorial + Hospitalar com Obstetrícia. Para cada tipo de plano estão previstos procedimentos obrigatórios definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).Denominada Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, a listagem é revista a cada dois anos para atender critérios científicos comprovados de segurança, eficiência e efetividade no diagnóstico e no tratamento de patologias.

..

Remédios Naturais


A saúde é o bem mais valiosos que temos, e, independente de quem seja, quando o corpo não está bem e a saúde pede ajuda, fazemos de tudo para recuperarmos o mais rápido possível. Na prevenção de doenças e em alguns casos mais brandos, podemos recorrer aos remédios naturais, sem a necessidade de usar um composto químico.

Esses métodos foram desenvolvidos ao longo de gerações, e até associamos os “chazinhos milagrosos” às nossas avós. Contudo, cada vez mais, a ciência comprova os benefícios que os elementos da natureza trazem para o organismo. Uma vantagem das terapias naturais é a ação no corpo todo, e não apenas sobre determinada patologia. Dessa maneira, e por provocarem menos efeitos colaterais e dependência, tais substâncias podem ser ingeridas para melhorar o bem-estar físico integral e fortalecer ainda mais o organismo, evitando o aparecimento de doenças.

Uma planta que possui efeitos medicinais é o aloe vera, com ações antioxidantes e anti-inflamatórias, que atua, ainda, na hidratação do corpo e nos desconfortos gastrointestinais. Alguns chás, como os de camomila e de erva cidreira, ajudam a relaxar o corpo, sendo indicados para tratar a ansiedade e o estresse, além de diminuírem a insônia e a depressão.

Os remédios naturais contribuem para o restabelecimento do equilíbrio do organismo de uma forma rápida e segura, por isso, sua utilização é cada vez mais comum. A facilidade de encontrar informações por meio da internet sobre esses medicamentos também contribui para que as pessoas optem por consumi-los.

Vale ressaltar que os remédios naturais não podem ser vistos como a única e principal forma de tratamento. Além disso, é importante ter um acompanhamento médico, para adequar as dosagens e saber se, no seu caso, o uso dessas substâncias não será prejudicial. Gestantes, lactantes, crianças e pessoas com problemas cardiovasculares, por exemplo, possuem uma série de restrições a plantas e ervas.

 

Informações retiradas dos portais saudavelefeliz.com e remedio-caseiro.com

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858