FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Novos membros no Conselho Curador

 No dia 14 de junho, os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais José Luiz de Lima, Mônica Schusterschitz da Silva Araujo e Vera Maria Sampaio Teixeira Zambelli Loyola tomaram posse como membros suplentes do Conselho Curador da FUNDAFFEMG. Eles substituíram Arnaldo Tadeu Guimarães, Fabrício Franco de Souza e Leonardo Augusto Rodrigues Borges. 

Como funciona a Assistência Domiciliar?

Segundo a Resolução nº 01/2016 do Conselho Curador da FUNDAFFEMG, a Assistência Domiciliar (PAD) é o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e  continuadas, realizadas em domicílio, que visam cuidar da saúde do beneficiário acamado ou restrito ao leito e/ou cronicamente enfermo, com limitações para deambular ou funcionalmente dependente, mediante suporte familiar efetivo. A finalidade é maximizar o nível de independência do paciente, atuando de forma preventiva e curativa. Separamos alguns artigos do documento que está disponível na íntegra aqui.

Cuide dos seus olhos

Oitenta por cento de todas as informações que recebemos pelo cérebro chegam por meio da visão. Por esse e outros motivos os cuidados com a saúde ocular são fundamentais. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e tratáveis.

 FUNDAFFEMG completa 33 anos

Há 33 anos, Sinval Pereira da Silva percebeu que a classe fiscal de Minas Gerais precisava de um serviço de saúde de qualidade e, depois de assumir a vice-presidência da AFFEMG, contratou dois médicos para atender o público. Ele notou que seriam necessários aprimoramentos e, juntamente, com sua equipe, começou a realizar visitas técnicas a hospitais e consultórios para iniciar a rede de credenciados. Nascia aí o Plano AFFEMG-Saúde, com apenas 263 beneficiários. 

..

Alergia Alimentar


Todos os anos, milhões de pessoas são afetadas pela alergia alimentar, que, de acordo com a Associação Brasileira de Imunologia, atinge 7% da população do país.  Por esse motivo, é preciso ficar atento a essa reação, para tomar as devidas precauções e evitar problemas mais graves.

As alergias alimentares ocorrem quando o sistema imunológico detecta alguma proteína, que ele julga nociva ao corpo, e libera a histamina, substância produzida pelo organismo em resposta à presença de alérgenos, para se proteger. Amendoim, ovos, leite, soja, castanhas, trigo, peixes e crustáceos são alguns dos principais alimentos que provocam a alergia.

Há quem confunda alergia e intolerância alimentar. Entretanto, são condições diferentes. Na intolerância alimentar, o organismo não digere um grupo de alimentos por completo, devido à falta ou à deficiência de enzimas específicas desse processo. Enquanto, na alergia alimentar, há uma reação imunológica imediata, causada pelo anticorpo IgE (imunoglobina IgE), que ocorre logo após a ingestão ou o contato do organismo com determinado alimento.

Quando alguém possui alergia alimentar, o corpo recebe o alimento como inimigo e reage, enviando células de defesa para combatê-lo. Olhos e lábios inchados, tosse, coceira, falta de ar e diarreia são algumas das manifestações do organismo. Em casos mais graves, pode ocorrer o choque anafilático. A anafilaxia é a reação alérgica aguda e súbita, provocada pela hipersensibilidade a uma substância considerada nociva. Nessa situação, o socorro deve ser imediato, pois o paciente corre risco de vida.

Caso apresente algum desses sinais, é importante consultar um especialista o mais rápido possível. Os sintomas ajudarão o médico a concluir o diagnóstico. Testes cutâneos, dosagem de IgE específica, dieta de exclusão e testes de provocação oral são alguns dos exames realizados para identificar se o paciente possui a alergia alimentar.

A prática de dietas específicas e a exclusão do alimento que causa reações são tratamentos eficazes contra a alergia. A ingestão de suplementos probióticos também estimula a função imunológica, reduzindo os riscos de o indivíduo desenvolver a reação. Vitamina B5 e L-glutamina podem ajudar na manutenção intestinal e na defesa do organismo.

 

Informações retiradas dos portais minhavida.com.br e media.rtp.pt

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858