FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Novos membros no Conselho Curador

 No dia 14 de junho, os Auditores Fiscais de Tributos Estaduais José Luiz de Lima, Mônica Schusterschitz da Silva Araujo e Vera Maria Sampaio Teixeira Zambelli Loyola tomaram posse como membros suplentes do Conselho Curador da FUNDAFFEMG. Eles substituíram Arnaldo Tadeu Guimarães, Fabrício Franco de Souza e Leonardo Augusto Rodrigues Borges. 

Como funciona a Assistência Domiciliar?

Segundo a Resolução nº 01/2016 do Conselho Curador da FUNDAFFEMG, a Assistência Domiciliar (PAD) é o conjunto de atividades de caráter ambulatorial, programadas e  continuadas, realizadas em domicílio, que visam cuidar da saúde do beneficiário acamado ou restrito ao leito e/ou cronicamente enfermo, com limitações para deambular ou funcionalmente dependente, mediante suporte familiar efetivo. A finalidade é maximizar o nível de independência do paciente, atuando de forma preventiva e curativa. Separamos alguns artigos do documento que está disponível na íntegra aqui.

Cuide dos seus olhos

Oitenta por cento de todas as informações que recebemos pelo cérebro chegam por meio da visão. Por esse e outros motivos os cuidados com a saúde ocular são fundamentais. Para se ter uma ideia, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 60% e 80% dos casos de cegueira são evitáveis e tratáveis.

 FUNDAFFEMG completa 33 anos

Há 33 anos, Sinval Pereira da Silva percebeu que a classe fiscal de Minas Gerais precisava de um serviço de saúde de qualidade e, depois de assumir a vice-presidência da AFFEMG, contratou dois médicos para atender o público. Ele notou que seriam necessários aprimoramentos e, juntamente, com sua equipe, começou a realizar visitas técnicas a hospitais e consultórios para iniciar a rede de credenciados. Nascia aí o Plano AFFEMG-Saúde, com apenas 263 beneficiários. 

..

 Por que doar sangue? 


 A ciência progrediu, e vem avançando cada vez mais, com novas pesquisas e descobertas. Entretanto, na área da saúde, ainda não foi encontrado um substituto para o sangue. A única solução para alguém que necessita de uma transfusão é contar com a solidariedade de outras pessoas.

Dentre as incumbências de uma transfusão, estão a correção de disfunções na coagulação, o aumento da capacidade no transporte de oxigênio e da imunidade. Ela se torna vital em diversos casos, a exemplo de pacientes que sofreram algum acidente ou graves queimaduras, que tenham anemia ou em outras situações de emergência cuja transfusão é indispensável.

Atualmente, cerca de 3,5 milhões de brasileiros possuem o hábito de doar sangue, o que corresponde 1,8% da população. São 27 hemocentros coordenadores em todo o país e 500 serviços de coleta, e, ainda assim, o Ministério da Saúde luta para aumentar o número de doadores no Brasil. Esse baixo índice de doadores deve-se aos mitos e tabus criados, que fazem com que muitos não acreditem na segurança do procedimento.

Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Os jovens menores de 18 anos devem ter uma autorização do responsável legal, para poderem se cadastrar e fazer a doação. Os voluntários precisam, ainda, possuir no mínimo 50 quilos e estar gozando de boa saúde. Antes de doar, verifique se você cumpre os requisitos básicos e veja quais são os impedimentos temporários e definitivos para o ato. No dia do procedimento, o doador deve estar descansado, bem alimentado e não pode ter consumido bebida alcoólica nas últimas 12 horas

Existem casos em que a transfusão sanguínea é a única solução, por isso, doar sangue é de extrema importância. Quando você se torna um doador, além de praticar um ato voluntário e de solidariedade, estará ajudando a socorrer muitas pessoas. Afinal, uma única doação sua pode salvar até 4 vidas. Essa atitude é uma prática humanitária que traz dignidade e satisfação interior. Então, seja o herói de alguém!

 

Informações retiradas do Portal da Saúde, do Ministério da Saúde

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
Rua Sergipe, 893 . Savassi - BH/MG - CEP:30130-171 . Telefone (31)2103-5858