FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Combate e Prevenção da Hanseníase

No último domingo de janeiro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, conscientizando a todos sobre os sintomas, os perigos e a importância do diagnóstico precoce da doença. Antigamente, quando os aspectos da enfermidade ainda eram pouco conhecidos, os portadores da hanseníase eram associados a impurezas, sendo excluídos do convívio social. Por isso, a data também ajuda a evitar que mais pacientes sejam vítimas do preconceito.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença reumatológica, que provoca dores generalizadas pelo corpo, principalmente nas articulações e nos tendões. O paciente apresenta fadiga, intolerância ao exercício físico e sono não repousante – sensação de continuar cansado, mesmo depois de dormir. Na maioria dos casos, a doença afeta o público feminino. As mulheres entre 30 e 55 anos são as mais atingidas. No entanto, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem desenvolver a síndrome.

Febre Amarela

Minas Gerais está em alerta para os casos de Febre Amarela Silvestre. Se você mora ou vai viajar para regiões de risco, vacine-se!

Mamografia: uma chance para realizar o exame!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta a população mundial e brasileira. O percentual só não é maior do que o de pele não melanoma. A última estimativa divulgada pelo instituto era de que 57.960 novos casos fossem diagnosticados no Brasil em 2016/2017. Por essas e outras razões, o câncer de mama tem sido tratado como prioridade da agenda de saúde do país.

..

Doenças Sexualmente Transmissíveis


As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas a partir do ato sexual sem camisinha. As mais comuns são Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas podem afetar, igualmente, homens e mulheres com vida sexual ativa, e o risco aumenta com a troca frequente de parceiros. As DSTs podem ser provocadas por vírus, bactérias ou fungos, por isso, os tratamentos são diversificados.

Os sintomas variam de acordo com cada doença:

        Gonorreia, clamídia e tricomoníase: corrimento (branco, cinza ou amarelado), coceira, dor ao urinar, dor durante o ato sexual e odor forte.

        Gonorreia, clamídia, tricomoníase, micoplasma e ureoplasma: corrimento (amarelado ou claro), odor forte, coceira e dor ao urinar.

        Sífilis, cancro mole, herpes genital, donovanose, linfogranuloma venéreo: feridas na região genital que podem causar dor, bolhas e, às vezes, ínguas na virilha.

        Gonorreia, clamídia e infecção por outras bactérias: dor abaixo do ventre e durante a relação sexual.

        HPV: verrugas genitais.

 

O diagnóstico dessas enfermidades pode ser feito por meio de exames de sangue e outras análises específicas, indicadas por ginecologista ou urologista. Em geral, o tratamento é feito com antibióticos e penicilina. Contudo, algumas DSTs, como Aids e herpes, não têm cura, trazendo a necessidade de monitoramento médico constante.

Se não forem tratadas, as doenças sexualmente transmissíveis podem trazer complicações, como aborto, esterilidade, deficiência física e mental. No caso de uma gravidez, o bebê também corre o risco de ser contaminado e ter alguma deformação.

As doenças sexualmente transmissíveis requerem atenção e podem trazer uma série de prejuízos para a sua saúde. Então, não deixe de usar a camisinha! Além disso, algumas dessas enfermidades, como o HPV, podem ser evitadas com vacinas, que têm maior eficácia se tomadas antes do início da vida sexual.

Previna-se!

 

Informações retiradas do site ladoaladopelavida.org.br.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Savassi  .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890