FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Distúrbios do sono

Uma boa noite de sono faz com que você tenha mais disposição e uma boa qualidade de vida, melhorando o funcionamento de todo o corpo. Ter dificuldades para dormir ou acordar pode trazer complicações para a saúde. Pessoas que possuem os chamados distúrbios do sono são propensas ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes. Mais de 100 tipos de distúrbios já foram detectados por especialistas e agrupados em quatro categorias:

Acidente Vascular Cerebral  

Conhecido na linguagem popular como “Derrame cerebral”, o AVC é decorrente de um rompimento ou entupimento dos vasos que transportam o sangue até o encéfalo, gerando uma circulação inadequada em parte do cérebro, o que provoca a paralisia. Ele é a segunda maior causa de morte no mundo e em território brasileiro. Além disso, o derrame é uma emergência médica e a principal razão de incapacidade funcional, mas possui tratamento. Pessoas de qualquer idade podem ser atingidas por ele, sendo incomum em crianças.

 

Mantenha a rotina com Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada por tremores, instabilidade postural, rigidez muscular, alteração na fala e na escrita. Ela é crônica, degenerativa e progressiva, afetando o sistema nervoso. O Parkinson não interfere na memória ou na capacidade intelectual. Em geral, a doença atinge pessoas acima de 50 anos, mas também pode aparecer em pessoas mais jovens.

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada anualmente, e em todo o mundo, para a conscientização sobre a preservação da vida. Problema de saúde pública, o suicídio apresenta, no Brasil, um constante crescimento entre jovens de 15 a 29 anos, e está relacionado a uma série de fatores pessoais...

..

Relação entre diabetes e doenças cardíacas


As pessoas diabéticas têm maior tendência a desenvolverem doenças cardiovasculares, pois o diabetes está entre os principais fatores de risco que causam problemas no coração. O entupimento das artérias, o acidente vascular cerebral (AVC) e a hipertensão – principal gatilho para os infartos – são algumas dessas doenças.

 

 

DIABETES

A glicose é um carboidrato usado na produção de energia para o corpo, processo realizado dentro das células. O diabetes é um distúrbio metabólico, caracterizado pela alta concentração de glicose no sangue, devido à deficiência na produção da insulina – hormônio responsável pela entrada da glicose nas células. Assim, o açúcar fica acumulado na corrente sanguínea e pode, também, ser transformado em triglicerídeos e armazenado como gordura.

No caso do diabetes tipo 1, o pâncreas não produz a insulina. Assim, o paciente precisa de uma injeção diária do hormônio. Já no diabetes tipo 2, a produção da insulina é diminuída ou a ação dela é ineficiente. O tratamento, então, é feito por meio de medicamentos prescritos pelo médico, dieta e exercícios físicos.

 

DIABETES E DOENÇAS CARDÍACAS

O diabetes aumenta os riscos de infarto e derrame, porque o revestimento interno da artéria sofre a perda de propriedades protetoras, havendo uma disfunção endotelial, que resulta na absorção de partículas de gordura quimicamente modificadas e tóxicas pela parede da artéria, formando a placa aterosclerótica.

Essa placa obstrui a passagem do sangue nos vasos, impedindo a irrigação sanguínea do coração, do cérebro ou dos membros inferiores. Tal complicação resulta em um infarto ou um acidente vascular cerebral. Além disso, o diabetes também pode desenvolver a hipertensão, sobrecarregando o coração. Pessoas que possuem o diabetes tipo 2 são mais propensas ao aparecimento de doenças cardiovasculares.

Por fim, vale lembrar os métodos de prevenção ou de controle do diabetes para evitar outros problemas de saúde. Tenha uma alimentação balanceada, sem exagerar no açúcar, pratique exercícios físicos, evite o tabagismo e faça os exames de rotina. Não deixe de consultar o médico, pois ele saberá diagnosticar o problema e indicar o melhor tratamento.

 

Informações retiradas do site da Sociedade Brasileira de Diabetes, do manualdadiabetes.com.br e da Campanha Coração Alerta.

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890