FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Distúrbios do sono

Uma boa noite de sono faz com que você tenha mais disposição e uma boa qualidade de vida, melhorando o funcionamento de todo o corpo. Ter dificuldades para dormir ou acordar pode trazer complicações para a saúde. Pessoas que possuem os chamados distúrbios do sono são propensas ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes. Mais de 100 tipos de distúrbios já foram detectados por especialistas e agrupados em quatro categorias:

Acidente Vascular Cerebral  

Conhecido na linguagem popular como “Derrame cerebral”, o AVC é decorrente de um rompimento ou entupimento dos vasos que transportam o sangue até o encéfalo, gerando uma circulação inadequada em parte do cérebro, o que provoca a paralisia. Ele é a segunda maior causa de morte no mundo e em território brasileiro. Além disso, o derrame é uma emergência médica e a principal razão de incapacidade funcional, mas possui tratamento. Pessoas de qualquer idade podem ser atingidas por ele, sendo incomum em crianças.

 

Mantenha a rotina com Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada por tremores, instabilidade postural, rigidez muscular, alteração na fala e na escrita. Ela é crônica, degenerativa e progressiva, afetando o sistema nervoso. O Parkinson não interfere na memória ou na capacidade intelectual. Em geral, a doença atinge pessoas acima de 50 anos, mas também pode aparecer em pessoas mais jovens.

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada anualmente, e em todo o mundo, para a conscientização sobre a preservação da vida. Problema de saúde pública, o suicídio apresenta, no Brasil, um constante crescimento entre jovens de 15 a 29 anos, e está relacionado a uma série de fatores pessoais...

..

Melhore a sua memória!


A memória é a capacidade que temos de armazenar informações e acontecimentos. Podemos guardar dados, nomes, experiências, conhecimentos e habilidades. Essa capacidade é adquirida pelo trabalho de diferentes partes do cérebro. Quando o indivíduo não consegue reter as informações, enfrenta reflexos negativos na rotina, como dificuldades no trabalho, na escola e no meio social.

Sendo assim, veja alguns estímulos que são capazes de otimizar a memorização:

· ALERTA: para armazenar uma informação, é preciso que o indivíduo esteja atento a ela.

  · AMBIENTE ADEQUADO: um lugar silencioso, organizado e iluminado facilita a retenção das informações.

   ·    FAZER UMA COISA DE CADA VEZ: ficamos mais dispersos ao realizar várias atividades ao mesmo tempo, então, para fixar algo na memória, priorize uma ação para cada momento.

·      ESTAR DESCANSADO: é importante descansar o cérebro para armazenar as informações. Desligar-se do trabalho nas férias e nas horas de lazer e dormir durante oito horas melhoram a memória.

·      ALIMENTAÇÃO: os alimentos que são digeridos demoradamente exigem muita energia, reduzindo as atividades do restante do corpo, inclusive do cérebro. Então, para melhorar a atenção e, assim, otimizar a memória, prefira alimentos que são facilmente absorvidos.

·      EVITAR MEDICAMENTOS PARA DORMIR: esses remédios podem afetar o funcionamento do cérebro, sendo assim, use-os apenas com orientação médica.

·      TRATAR A DEPRESSÃO E A ANSIEDADE: esses males diminuem a atenção e, assim, prejudicam o armazenamento das informações.

·      EXERCITAR O CÉREBRO: aprender coisas novas e sair da rotina são boas formas de manter o cérebro ativo. Faça um novo trajeto para o trabalho, estude uma nova língua, leia sobre um tema que você não está acostumado a procurar, tudo isso para exercitar a mente e aumentar a capacidade de memorização.

·      EVITAR ÁLCOOL E CIGARRO: tanto o cigarro quanto o álcool são grandes vilões para a memória. O álcool, com o passar do tempo, traz diversas consequências para o cérebro, como a redução do tamanho e sérios níveis de esquecimento. O cigarro colabora para que haja a redução do fluxo sanguíneo no cérebro, causando falta de oxigenação, que resulta em perda de consciência. Tais danos podem ser irreversíveis.

·      INVENTAR REGRAS MNEMÔNICAS: é um método antigo utilizado por diversas pessoas para memorizar uma informação difícil, fazendo a associação a uma informação comum e familiar, o que torna a memorização mais fácil. Há quem carregue uma regra mnemônica por toda vida.

·      SE EXPOR E REVIVER BOAS LEMBRANÇAS: Emoções positivas são mais fortes que as negativas, e são guardadas com maior facilidade. Por isso viva grandes momentos com os amigos e a família. Reviva instantes de alegria, veja fotos e vídeos antigos, recorde-se das boas lembranças, assim elas ficarão cada vez mais fixadas na memória. Ao longo da vida, seu cérebro se esforçará progressivamente para manter as experiências tidas.

 Dicas retiradas dos sites do neurologista Leandro Teles e do Dr. Drauzio Varella

 

REMEMORAR

O SEMPRE (Serviço de Medicina Preventiva da FUNDAFFEMG) promove anualmente a Oficina da Memória, que busca estudar características e fatores que influenciam a mente, por meio de atividades cerebrais que, além de atuar no desenvolvimento cognitivo, ajudam os participantes a reconquistar a curiosidade da vida e a se sentirem mais confiantes no relacionamento social.

Diante das atividades e dos estudos realizados a partir das Oficinas da Memória, surgiu a ideia de criar um projeto diferenciado, que não apenas oferecesse um curso temporário para exercitar a memória, mas que fornecesse acompanhamento e monitoramento aos participantes: o REMEMORAR. Este programa, direcionado aos beneficiários a partir de 50 anos que já tenham participado da Oficina da Memória, busca desenvolver a socialização e cuidar, constantemente, da saúde mental dos membros do grupo.

A gestora do SEMPRE-FUNDAFFEMG, Flávia Alves, afirma que o REMEMORAR tem por objetivo estimular conhecimentos e habilidades para promoção, manutenção e recuperação da saúde mental, prevenindo demências e identificando precocemente enfermidades relacionadas à memória. Segundo ela, o projeto traz consigo diversos benefícios para a saúde, além de oferecer educação sobre diferentes patologias e lidar com o trabalho cognitivo, mental e social.

 

..........................................................................................................................................
 [volta página anterior]
 
 
Receba nosso

Boletim Eletrônico


.............................................................................................................................................................................................
FUNDAFFEMG   |   Rua Sergipe, 893   .   Funcionários   .   30130-171   .   BH/MG   .   Tel (31) 2103-5858   .   Fax (31) 2103-5890