FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

Doenças Sexualmente Transmissíveis

As doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são contraídas a partir do ato sexual sem camisinha. As mais comuns são Aids, sífilis, gonorreia, herpes, HPV e clamídia. Elas podem afetar, igualmente, homens e mulheres com vida sexual ativa, e o risco aumenta com a troca frequente de parceiros. As DSTs podem ser provocadas por vírus, bactérias ou fungos, por isso, os tratamentos são diversificados.

Prostatite

A prostatite é uma inflamação que provoca o crescimento anormal da próstata, gerando desconforto, dor e obstrução da urina. Em geral, o problema é originado por uma bactéria, mas também pode ser relacionado a um vírus, fungo ou outros agentes.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul é um movimento de prevenção ao câncer de próstata e preservação da saúde do homem. A ação começou a ser realizada, no Brasil, em 2012, pelo Instituto Lado a Lado Pela Vida, com o objetivo principal de quebrar a resistência dos homens em relação às consultas médicas, e, assim, estimular a realização dos exames preventivos, essenciais para diagnosticar doenças em fase inicial.

 

Candidíase

 O crescimento excessivo do fungo Candida (também chamado Monília), no organismo, provoca uma infecção denominada Candidíase ou Monolíase Vaginal. Tal irritação pode ser ocasionada pelo enfraquecimento do sistema imunológico ou pelo uso de alguns antibióticos.

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Alimentos que saciam


 Ao contrário do que se pensa, a sensação de estar satisfeito com um alimento não é ligada à quantidade consumida, mas sim a alguns hábitos na hora da alimentação. Enquanto fazemos as refeições, o organismo libera um alerta de que já ingeriu os nutrientes necessários, satisfazendo a fome e dando mais disposição. Escolher os alimentos nutritivos, mastigar devagar, não encher muito o prato e comer de três em três horas ajudam a saciedade e evitam a compulsão na hora da refeição – prevenindo, também, o ganho de peso.

 
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Veja, abaixo, alimentos pouco calóricos que trazem a sensação de saciedade:

·      Folhas verdes: são fontes de fibras, que satisfazem o organismo, e exigem a mastigação prolongada.

·      Proteínas magras: as proteínas também saciam. As carnes magras são uma boa escolha, pois elas são nutritivas e têm pouca gordura. Opte por peito de peru, frango sem pele, peixes e cortes bovinos e suínos pequenos. Clara de ovo, iogurte desnatado e queijo branco também facilitam a saciedade.

·      Linhaça, aveia e farelo de trigo: também ricos em fibra, esses grãos aumentam a satisfação, melhoram o trânsito intestinal e reduzem os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Além disso, são alimentos que podem ser usados de diversas formas, misturados em vitaminas, saladas e frutas.

·      Maçã: tem uma grande quantidade de uma fibra chamada pectina, que, quando ingerida, se mistura com a água e forma um gel no bolo alimentar. Essa pasta aumenta a saciedade por retardar o processo de digestão, já que não é absorvida pelo corpo.

 

 Fonte: Portal Ativo.com

 

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