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Combate e Prevenção da Hanseníase

No último domingo de janeiro, comemora-se o Dia Mundial de Combate à Hanseníase e o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, conscientizando a todos sobre os sintomas, os perigos e a importância do diagnóstico precoce da doença. Antigamente, quando os aspectos da enfermidade ainda eram pouco conhecidos, os portadores da hanseníase eram associados a impurezas, sendo excluídos do convívio social. Por isso, a data também ajuda a evitar que mais pacientes sejam vítimas do preconceito.

Fibromialgia

A Fibromialgia é uma doença reumatológica, que provoca dores generalizadas pelo corpo, principalmente nas articulações e nos tendões. O paciente apresenta fadiga, intolerância ao exercício físico e sono não repousante – sensação de continuar cansado, mesmo depois de dormir. Na maioria dos casos, a doença afeta o público feminino. As mulheres entre 30 e 55 anos são as mais atingidas. No entanto, pessoas idosas, crianças e adolescentes também podem desenvolver a síndrome.

Febre Amarela

Minas Gerais está em alerta para os casos de Febre Amarela Silvestre. Se você mora ou vai viajar para regiões de risco, vacine-se!

Mamografia: uma chance para realizar o exame!

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais afeta a população mundial e brasileira. O percentual só não é maior do que o de pele não melanoma. A última estimativa divulgada pelo instituto era de que 57.960 novos casos fossem diagnosticados no Brasil em 2016/2017. Por essas e outras razões, o câncer de mama tem sido tratado como prioridade da agenda de saúde do país.

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Alimentos que saciam


 Ao contrário do que se pensa, a sensação de estar satisfeito com um alimento não é ligada à quantidade consumida, mas sim a alguns hábitos na hora da alimentação. Enquanto fazemos as refeições, o organismo libera um alerta de que já ingeriu os nutrientes necessários, satisfazendo a fome e dando mais disposição. Escolher os alimentos nutritivos, mastigar devagar, não encher muito o prato e comer de três em três horas ajudam a saciedade e evitam a compulsão na hora da refeição – prevenindo, também, o ganho de peso.

 
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Veja, abaixo, alimentos pouco calóricos que trazem a sensação de saciedade:

·      Folhas verdes: são fontes de fibras, que satisfazem o organismo, e exigem a mastigação prolongada.

·      Proteínas magras: as proteínas também saciam. As carnes magras são uma boa escolha, pois elas são nutritivas e têm pouca gordura. Opte por peito de peru, frango sem pele, peixes e cortes bovinos e suínos pequenos. Clara de ovo, iogurte desnatado e queijo branco também facilitam a saciedade.

·      Linhaça, aveia e farelo de trigo: também ricos em fibra, esses grãos aumentam a satisfação, melhoram o trânsito intestinal e reduzem os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Além disso, são alimentos que podem ser usados de diversas formas, misturados em vitaminas, saladas e frutas.

·      Maçã: tem uma grande quantidade de uma fibra chamada pectina, que, quando ingerida, se mistura com a água e forma um gel no bolo alimentar. Essa pasta aumenta a saciedade por retardar o processo de digestão, já que não é absorvida pelo corpo.

 

 Fonte: Portal Ativo.com

 

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