FUNDAFFEMG - Fundação AFFEMG de Assistência e Saúde

 Distúrbios do sono

Uma boa noite de sono faz com que você tenha mais disposição e uma boa qualidade de vida, melhorando o funcionamento de todo o corpo. Ter dificuldades para dormir ou acordar pode trazer complicações para a saúde. Pessoas que possuem os chamados distúrbios do sono são propensas ao desenvolvimento de hipertensão e diabetes. Mais de 100 tipos de distúrbios já foram detectados por especialistas e agrupados em quatro categorias:

Acidente Vascular Cerebral  

Conhecido na linguagem popular como “Derrame cerebral”, o AVC é decorrente de um rompimento ou entupimento dos vasos que transportam o sangue até o encéfalo, gerando uma circulação inadequada em parte do cérebro, o que provoca a paralisia. Ele é a segunda maior causa de morte no mundo e em território brasileiro. Além disso, o derrame é uma emergência médica e a principal razão de incapacidade funcional, mas possui tratamento. Pessoas de qualquer idade podem ser atingidas por ele, sendo incomum em crianças.

 

Mantenha a rotina com Parkinson

A doença de Parkinson é caracterizada por tremores, instabilidade postural, rigidez muscular, alteração na fala e na escrita. Ela é crônica, degenerativa e progressiva, afetando o sistema nervoso. O Parkinson não interfere na memória ou na capacidade intelectual. Em geral, a doença atinge pessoas acima de 50 anos, mas também pode aparecer em pessoas mais jovens.

 

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha realizada anualmente, e em todo o mundo, para a conscientização sobre a preservação da vida. Problema de saúde pública, o suicídio apresenta, no Brasil, um constante crescimento entre jovens de 15 a 29 anos, e está relacionado a uma série de fatores pessoais...

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Alimentos que saciam


 Ao contrário do que se pensa, a sensação de estar satisfeito com um alimento não é ligada à quantidade consumida, mas sim a alguns hábitos na hora da alimentação. Enquanto fazemos as refeições, o organismo libera um alerta de que já ingeriu os nutrientes necessários, satisfazendo a fome e dando mais disposição. Escolher os alimentos nutritivos, mastigar devagar, não encher muito o prato e comer de três em três horas ajudam a saciedade e evitam a compulsão na hora da refeição – prevenindo, também, o ganho de peso.

 
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Veja, abaixo, alimentos pouco calóricos que trazem a sensação de saciedade:

·      Folhas verdes: são fontes de fibras, que satisfazem o organismo, e exigem a mastigação prolongada.

·      Proteínas magras: as proteínas também saciam. As carnes magras são uma boa escolha, pois elas são nutritivas e têm pouca gordura. Opte por peito de peru, frango sem pele, peixes e cortes bovinos e suínos pequenos. Clara de ovo, iogurte desnatado e queijo branco também facilitam a saciedade.

·      Linhaça, aveia e farelo de trigo: também ricos em fibra, esses grãos aumentam a satisfação, melhoram o trânsito intestinal e reduzem os níveis de açúcar e colesterol no sangue. Além disso, são alimentos que podem ser usados de diversas formas, misturados em vitaminas, saladas e frutas.

·      Maçã: tem uma grande quantidade de uma fibra chamada pectina, que, quando ingerida, se mistura com a água e forma um gel no bolo alimentar. Essa pasta aumenta a saciedade por retardar o processo de digestão, já que não é absorvida pelo corpo.

 

 Fonte: Portal Ativo.com

 

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